Thursday, November 09, 2006

28 de Outubro de 2006 - Debate Alargado

PELO PORTO JUNTOS NO RIVOLI
APARTADO 4136
4000-101 Porto
juntosnorivoli@gmail.com


Porto, 28 de Outubro de 2006

Exmos. Senhores,

O movimento “Pelo Porto - Juntos no Rivoli” representa um grupo de cidadãos que tem vindo a demonstrar publicamente a sua preocupação com a vontade do executivo camarário em privatizar a gestão do Rivoli–Teatro Municipal. Significativa, ao longo de todo o processo, é a falta de discussão pública dos objectivos da Câmara e qual o modelo que pretende impor à cidade. E é dessa discussão que o”Pelo Porto – Juntos” no Rivoli não abdica.

O documento intitulado “LINHAS DE ORIENTAÇÃO DO MODELO DE FUNCIONAMENTO DO TEATRO MUNICIPAL RIVOLI”, que serviria para balizar as candidaturas apresentadas, configura-se afinal como um leilão do Teatro Municipal pela melhor oferta. De acordo com o que consta do ponto 24 do documento, a Câmara Municipal aceita que os candidatos possam “contrapor outras condições à exploração, desde que devidamente quantificadas em dinheiro, e que sejam manifestamente mais vantajosas para a CMP”. A Câmara deixa assim em aberto aos privados, e ao contrário do que prometeu, a possibilidade de gestão do Rivoli “ao gosto do freguês”.

Porque se trata de uma decisão da Câmara Municipal do Porto, não sufragada no programa eleitoral da actual maioria, que altera radicalmente a vida de um património da cidade, impõe-se uma discussão pública que permita aos cidadãos do Porto perceberem que futuro pretende a Câmara para o Rivoli, quais as propostas que se apresentaram ao concurso proposto e se esta será a única solução para a resolução da crise a que o actual presidente da Câmara deixou chegar o Rivoli -Teatro Municipal.

Esta poderá ser uma oportunidade irrepetível de lançar uma reflexão profunda sobre o serviço público na área cultural, quais as suas obrigações e limites.

O debate, aberto a todo o publico, terá lugar na segunda-feira, 30 de Outubro, pelas 21h30 no Teatro Helena Sá e Costa na cidade do Porto. Para este debate foram convidados os concorrentes, representantes dos diversos partidos com assento na Assembleia Municipal do Porto, a própria Câmara, antigos vereadores da Cultura da Câmara Municipal do Porto e diversas personalidades do meio cultural. Estão já confirmadas as presenças do jornalista Amílcar Correia como moderador, do crítico Augusto M. Seabra, de José Luís Ferreira, director do Ponti, de José Bastos (Teatro Municipal de Guimarães) e de Paulo Brandão (Teatro Municipal de Braga).

Foram convidados, também, os cinco candidatos à gestão do Rivoli - estando já confirmada a presença da Plateia - e todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, confirmando-se as presenças de João Teixeira Lopes (BE), Rui Sá (PCP), Miguel Von Haffe e Pedro Bacelar (PS) e de um representante do CDS. O Partido Social-Democrata informou não estar interessado em participar no debate. O Presidente da Câmara, Dr. Rui Rio, foi também convidado a estar presente ou a indicar alguém para o representar, não tendo ainda o movimento obtido uma resposta.

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento sobre este debate através do e-mail: juntosnorivoli@gmail.pt.

Agradecendo a melhor divulgação
Pelo Porto Juntos No Rivoli.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home